Muitas pessoas não sabem que um Clínico Geral é um médico que se especializou em Clínica Médica (Medicina Interna), geralmente através de um programa residência médica de 2 a 3 anos após a Faculdade de Medicina. Infelizmente, no Brasil, os médicos podem praticar a Medicina sem concluir uma residência e são incorretamente chamados de Clínicos Gerais, o que acaba por confundir os pacientes. Em outros países, especialistas em Medicina Interna (Clínica Médica) são chamados de Internistas, um termo que eu prefiro.
Para entender melhor a Medicina Interna, vejamos uma definição do American College of Physicians (ACP): “Os especialistas em Medicina Interna passam pelo menos dois a três dos seus nove ou mais anos de treinamento aprendendo como prevenir, diagnosticar e tratar doenças que afetam os adultos. Eles lidam com um amplo espectro de doenças, são especialistas em diagnóstico, manejo de doenças crônicas, promoção da saúde e prevenção de doenças. Não se limitam a um tipo de problema médico ou sistema de órgãos. São especialmente treinados para resolver questões diagnósticas complexas e gerenciar doenças crônicas graves, frequentemente lidando com múltiplas condições simultaneamente.”
A versatilidade dos clínicos é uma característica marcante da profissão. Eles trabalham em diversos cenários: consultórios e clínicas ambulatoriais, enfermarias hospitalares, salas de emergência, instituições de longa permanência, centros de reabilitação e via telemedicina, entre outros. Cuidam de pacientes com doenças crônicas em seus consultórios e daqueles com doenças agudas durante internações hospitalares.
Você tem novos sintomas que precisam de investigação? Sua pressão arterial está elevada? Deseja realizar exames preventivos adaptados aos seus riscos e idade? Precisa de tratamento para uma condição de saúde? Está se preparando para uma cirurgia e precisa de uma avaliação pré-operatória? Procura um médico para gerenciar sua saúde geral? Você definitivamente precisa de um bom Clínico Geral!
Quais Condições o Clínico Geral Trata?
Eu poderia listar muitas, mas aqui estão alguns exemplos recentes que atendemos no consultório:
- Um jovem de 25 anos buscando uma avaliação de saúde (check up) e atestado para academia.
- Uma senhora de 66 anos que diagnosticamos osteoporose e retornou para acompanhamento e atualização da mamografia e outros preventivos.
- Um homem de 56 anos com histórico familiar de infarto, agora controlando o colesterol e perdendo peso sob nosso tratamento para obesidade.
- Uma mulher de 46 anos encaminhada pelo cirurgião para avaliação pré-operatória.
Cada dia há uma uma grande diversidade de casos, como hipertensão, diabetes, asma, hipotireoidismo, anemia, obesidade e tabagismo. Também tem aqueles que buscam orientações para um estilo de vida melhor, entre muitas outras razões. Ser um Clínico Geral significa que nenhum dia é igual ao outro. Não há rotina na nossa prática! Você já procurou o seu clínico hoje?
Dr. Leonardo M. Lima
Especialista em Clínica Médica / Medicina Interna
CRM 175526-SP RQE- 99756
Referência: https://www.acponline.org/about-acp/about-internal-medicine/general-internal-medicine/what-makes-internal-medicine-unique