O que é isso?
Quando falamos em Sinusite, estamos nos referindo a um processo inflamatório dos seios da face. Os seios da face são espaços preenchidos por ar dentro dos ossos, que se comunicam com a cavidade nasal. Por exemplo, o osso maxilar tem o seio maxilar. Enquanto o osso frontal tem o seio frontal!
Quando há um processo inflamatório dos seios da face, ocorre o preenchimento desses espaços com líquido, o que aumenta a pressão local, causando dor e desconforto.
Mas o que causa essa inflamação?
A principal causa de Sinusite aguda são as infecções virais e bacterianas.
Cerca de 90% dos casos de sinusite são causados por Vírus. Ou seja, a chance de se ter uma sinusite bacteriana é muito pequena. Por isso não devemos usar antibióticos para tratar todas as sinusites. Menos de 10% dos casos devem ser tratados com antibiótico.
Lembra que eu disse que os seios da face se comunicam com a cavidade nasal? Isso explica o porque em 90% dos casos de resfriado comum os seios da face são acometidos, causando uma Sinusite viral!
Outro dado interessante: em 85% dos casos de Sinusite ocorre melhora espontânea dentro de 7 a 15 dias.
Então o que o Médico pode fazer por mim?
O seu Médico atuará em 4 vertentes: 1. Prevenir a Sinusite e suas complicações; 2. Prescrever um tratamento para reduzir os sintomas e lhe oferecer conforto; 3. Prescrever um antibiótico adequado quando necessário; 4. Identificar as possíveis complicações locais e intervir o quanto antes.
O tratamento da Sinusite e suas complicações pode envolver medidas simples como a lavagem nasal com soro fisiológico e a inalação com soro fisiológico, analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos. O seu Médico dirá o que é melhor para você.
Mas não se esqueça de uma coisa: a lavagem nasal é uma das medidas mais eficazes para a prevenção e tratamento da sinusite! Além de ser acessível e muito fácil de fazer. Veja aqui como fazer uma lavagem nasal.